Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Midiáticas da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

Atualizado em fevereiro de 2017
   Eventos


Concorrida noite de autógrafos na Comic House

Lançamento com Alberto Pessoa,
Mike Deodato e Rodrigo Brum

Um dos momentos singulares da produção de História em Quadrinhos é o do lançamento da publicação. Comumente se faz mais de uma seção de lançamento, o que é bom para a promoção do álbum ou da revista e para o atendimento ao chamado dos eventos do gênero, que se multiplicam pelo país. Contudo, mais que a visibilidade que se ganha com a divulgação em jornais, sítios na internet, televisões e revistas, o lançamento é o instante privilegiado para se estabelecer o contato direto entre o artista e o público.

Na Paraíba, o local de destaque para esse tipo de evento é, sem dúvida, a loja especializada Comic House. Capitaneada por Manassés Alves há uns bons pares de anos, a livraria realiza eventualmente esses encontros, que atraem um bom público ávido pela dedicatória de seus ídolos. Muitos autores nacionais e mesmo internacionais já passaram pela Comic House, o que garante uma cena bastante rica para os quadrinistas e os leitores locais.

Em 21 de setembro de 2013 mais uma concorrida noite de autógrafos fez brilhar a noite da cidade, com o lançamento de trabalhos de Alberto Pessoa, Mike Deodato e Rodrigo Brum, que contou com a presença massiva do público. Alberto Pessoa é paulista, mas radicado na Paraíba, onde ensina no Curso de Comunicação em Mídias Digitais e no Mestrado em Comunicação, da UFPB. Considerando-se já um autor paraibano – visto que parte de sua produção foi realizada no estado – lançou pela Marca de Fantasia o álbum Medo!, numa bela homenagem ao estilo gráfico imortalizado por Flavio Colin.

Deodato é um dos quadrinistas veteranos do estado, cuja obra ultrapassou todos os limites da terrinha e conquistou fãs em todo o mundo. Para o lançamento, trouxe os álbuns Vingadores Sombrios, lançado pela Panini Comics; A arte cartum de Mike Deodato Júnior, pela Kalaco; e o Sketchbook do autor, pela editora Criativo. De Natal, Rodrigo Brum trouxe as publicações Brummmmm e O guarda-vidas, ambas como autoedição.

O clima de camaradagem e simpatia é forte nesses eventos, que oferecem ao público um momento raro para ver o artista em ação, não só dedicando as publicações mas o brindando com pequenos desenhos espontâneos e originais. Esses instantes catárticos certamente ficarão guardados na memórias de todos os autores e fãs.

H. Magalhães


Alberto Pessoa dedicando o álbum Medo!


Mike Deodato autografando para os fãs

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Sketchbook de Mike Deodato Jr
lançado na Comic House

 

     Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos