Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

Agosto de 2016

   Evento

Quadrinhos Intuados na Gibiteca Henfil


Bate papo sobre jornalismo especializado. Foto: Hm

Anualmente a Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc – realiza o “Agosto das Letras”, evento dedicado à literatura em suas diversas manifestações. Trata-se de palestras e debates, lançamentos de livros e premiações a autores e obras literárias, num grande fórum de valorização dessa arte. A partir de 2015 dentro da programação do “Agosto das Letras” temos a realização de “Quadrinhos Intuados”, promovido pela Diretoria de Desenvolvimento Artístico Cultural da Funesc, por intermédio da Coordenação de Quadrinhos, sob o comando da quadrinista Thaïs Gualberto.

Desde a primeira edição o “Quadrinhos Intuados” tem privilegiado a integração dos quadrinistas do Nordeste trazendo produtores de vários estados para discutir o estado da arte na região, os processos criativos e a problemática para o desenvolvimento dos quadrinhos locais. A autoralidade tem sido o foco dos debates e exposições, bem como os modos de produção editorial, proporcionando o intercâmbio de experiências renovadoras para a consolidação do processo criativo regional.

A edição deste ano do “Quadrinhos Intuados” tem a presença da ilustradora e quadrinista Dharilya Sales, vencedora do I Brasil Mangá Awards em 2014; do roteirista Pablo Casado; do quadrinista, Mestre e Doutor em Sociologia pela UFPE Amaro Braga; do quadrinista piauiense Caio Oliveira; da baiana Mariamma Fonseca, idealizadora do site “Lady’s Comics”; do maranhense Felipe Portugal, que é um dos autores das páginas na internet “Dadaísmo em Quadrinhos” e “Quadrinhos Insones”.

Participam também a quadrinista e ilustradora norte-riograndense AnaLu Medeiros; a dupla também do Rio Grande do Norte formada por Paulo Serafim (roteirista e editor) e Giovana Serafim (desenhista), denominada Eudetenis; o professor da UFRPE e quadrinista Bruno Alves, de Pernambuco; o jornalista paraibano Audaci Junior, articulista do site “Universo HQ”; o psicólogo cearense Thomaz Rocha; a ilustradora e arte-finalista paraibana Paloma Diniz; e o também paraibano Henrique Magalhães, editor da editora Marca de Fantasia.

Siga a programação do evento:

Sexta-feira, 12 de agosto de 2016
18h30 - Abertura da exposição do 4º Salão Nacional de Humor José Lins do Rego
19h – Conversa com os quadrinistas convidados do evento

Sábado, 13 de agosto
8h-12h – Oficina de narrativa visual, com Dharilya Sales
14h-15h – OuBaPo na Gibiteca Henfil
15h-17h – Bate papo “Jornalismo e crítica de HQs”, mediado por Alex de Souza, com Audaci Junior (PB), Thomaz Rocha (CE) e Mariamma Fonseca (BA)
17h-18h – Quadrinhos e ação
18h-20h – Bate papo “Quadrinhos na Academia”, mediado por Allana Dilene, com Henrique Magalhães (PB), Amaro Braga (AL) e Bruno Alves (PE)

Domingo, 14 de agosto
8h-12h – Oficina de roteiro com Pablo Casado (AL)
14h-15h – OuBaPo na Gibiteca Henfil
15-17h – Bate papo “Mangás brasileiros”, mediado por Paloma Diniz, com Dharilya Sales (CE), Amaro Braga (AL) e Eudetenis (RN)
17h-18h – Quadrinhos e ação
18h-20h – Bate papo “Webcomics e a divulgação do quadrinho nacional”, mediado por Marcelo Soares, com Felipe Portugal (MA), AnaLu Medeiros (RN) e Caio Oliveira (PI)

Todas as atividades acontecem na Gibiteca Henfil, no submezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego. A programação completa do “Agosto das Letras” encontra-se em http://agostodasletras.tumblr.com/2016programacao, que conta ainda com a participação dos quadrinistas e ilustradores paraibanos Raoni Xavier, Megaron Xavier e Veruschka Guerra, HM.


Quadrinhos Intuados
2° Encontro Regional de Histórias em Quadrinhos

Por Paloma Diniz

Entre os dias 12 e 14 de agosto de 2016 a FUNESC (Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo) realizou a segunda edição dos Quadrinhos Intuados. Esta ação cultural foi organizado por  Thaïs Gualberto (coordenadora de quadrinhos da FUNESC).

A proposta do evento é reunir todas as pessoas do Nordeste que estão envolvidas pessoal e profissionalmente com quadrinhos; participaram deste evento quadrinistas independentes, professores que têm os quadrinhos como objeto de estudo e elemento didático em sala de aula, profissionais que trabalham no mercado de quadrinhos, jornalistas especializados, ilustradores, e apaixonados pelas histórias em quadrinhos. O acesso ao evento foi gratuito e para todos os públicos.

Todas as atividades foram realizadas na Gibiteca Henfil e em torno desta. Exposições, bate papo, feira de quadrinhos independentes e oficinas.

Thaïs Gualberto justifica a necessidade de um encontro regional voltado para o segmento: “A união regional tem-se mostrado uma tendência mundial, como forma de fortalecimento num contexto maior. No caso dos quadrinhos brasileiros, pouco se conhece dos quadrinhos realizados no Nordeste, mesmo pelos próprios nordestinos”. Foram três dias de encontro (sexta, sábado e domingo) dedicados aos quadrinhos nordestinos, cujo objetivo, segundo Thaïs, foi promover a troca de informações entre os quadrinistas da região, que pouco se encontram, apesar de geograficamente próximos.

Tive a alegria de ser convidada por Thaïs para mediar o bate papo sobre “Mangás Brasileiros” e participar da feira de quadrinhos independentes. Para mim, foi um honra participar novamente de mais uma edição dos Quadrinhos Intuados.


Alguns dos participantes do evento

O dia a dia do evento

1° dia
A abertura do Quadrinhos Intuados ocorreu às 18h30 com a abertura da exposição do 4° Salão de Humor José Lins do Rêgo. às 19h em frente à Gibiteca Henfil houve um bate papo com os convidados do evento.


4o Salão de Humor José Lins do Rêgo

2° dia
Pela manhã, das 8h30 às 11h30, na Gibiteca Henfil, Dharilya Sales ministrou oficina de narrativa visual para HQs.

À tarde, das 14h às 15h em frente a Gibiteca Henfil teve OuBaPo; esta ação consiste na construção coletiva de uma HQ, cada participante produz um quadrinho e todos têm como objetivo formar e contar uma história.

Das 15h às 17h, no hall em frente à Gibiteca, bate papo sobre “Jornalismo e Crítica de HQs” mediado por Alex de Souza com Audaci Junior, Mariamma Fonseca e Renato Felix. Thomaz Rocha  foi convidado e participaria deste bate papo; porém, por motivos de saúde, ele não pode comparecer ao evento. Neste bate papo abordou-se questões como a importância de uma crítica e análise dos quadrinhos bem fundamentada, sua importância e peculiaridades do meio.

Entre os intervalos dos debates aconteceu a atividade “Quadrinhos em Ação”

Das 18h às 20h, ocorreu o bate papo “Quadrinhos na Academia” mediado por Allana Dilene, com Henrique Magalhães, Amaro Braga e Bruno Alves. Foram abordadas as dificuldades que ainda existem para os quadrinhos no meio acadêmico, que os considera como uma subcultura, o preconceito e demérito da 9ª Arte.


Bate papo sobre quadrinhos na Academia

Durante todo o 2° dia no decorrer do evento, ocorreu a Feira de Quadrinhos Independentes com os convidados disponibilizando à venda suas produções e derivados.


Feira de publicações independentes. Foto: Hm

3° dia
Na manhã de domingo, das 8h30 às 11h30, na Gibiteca Henfil, Pablo Casado ministrou oficina de roteiro para HQs.
14h às 15h, mais uma edição do OuBaPo.

15h às 17h, eu mediei o bate papo “Mangás Brasileiros” com Dharilya Sales, Amaro Braga e EUDETENIS. Os convidados trouxeram suas experiências e visões do mangá no Brasil, todas bem particulares: Dharilya falou da sua visão e experiência como produtora independente de mangás, Amaro Braga abordou os mangás brasileiros como objeto de estudo e pesquisa de seu Mestrado e como consumidor destes; EUDITENIS trouxe sua ótica e experiência na produção de mangás para o mercado nacional e internacional.
Entre os intervalos dos debates aconteceu a atividade “Quadrinhos em Ação”.

Das 18h às 20h, bate papo “WebComics e Divulgação” mediado por Marcelo Soares com Felipe Portugal, AnaLu Medeiros e Caio Oliveira, em que foram explanadas todas as vantagens e desvantagens das ferramentas digitais na publicação e divulgação de quadrinhos na internet. Falou-se dos métodos de produção, recursos de estilo e linguagem para HQs na web.
Como no dia anterior, no decorrer do evento ocorreu a Feira de Quadrinhos Independentes.


Um bom público compareceu ao evento

Para mais informações e/ou receber notícias das atividades de quadrinhos que ocorrem na Gibiteca Henfil e na FUNESC, envie mensagem para o endereço eletrônico: funesc.quadrinhos@gmail.com.

Texto adaptado da postagem publicada em https://palomanndiniz.com/2016/08/16/quadrinhos-intuados-2-encontro-regional-de-historias-em-quadrinhos/; acessada em 16/08/2016.

 

 

 

 

 


 

 

 

    Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos