Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

Janeiro de 2016

   Evento

Semana do Quadrinho Nacional no Espaço Cultural

Em homenagem ao Dia do Quadrinho Nacional, comemorado em 30 de janeiro, a Coordenação de Quadrinhos da Funesc e a Associação Marca de Fantasia prepararam uma semana de atividades, que começa na segunda-feira, 25 e se estende até o sábado, 30 de janeiro de 2016, na Gibiteca Henfil, localizada no Espaço Cultural. Em cinco dias de programação serão realizadas duas oficinas – uma de fanzine, com Paloma Diniz, e outra de quadrinhos para crianças, com Igor Tadeu.


Exposição em homenagem ao Flama, personagem de Deodato Borges

As atrações incluem exposição em homenagem ao Flama, de Deodato Borges, HQ Leituras, Estrogênio na Gibiteca, Quadrinhos & Ação, Feira de Quadrinhos e pra finalizar, uma conversa com o tema “A História das Histórias em Quadrinhos no Brasil”.

O acesso à maior parte das atividades é gratuito, apenas as oficinas terão a taxa de R$ 50,00 cada. Para a oficina de fanzine a faixa etária mínima é 13 anos e as aulas acontecem de 25 a 29 de janeiro, das 15h às 18h. Já a turma infantil é para crianças com idade de 8 a 13 anos, no turno da manhã, das 10h às 12h. Veja a seguir os detalhes da programação.

Feira de Quadrinhos – No dia 30 de janeiro será realizada, em frente à Gibiteca Henfil, mais uma Feira de Quadrinhos, espaço aberto para a venda de HQs e outros materiais similares. A preferência é para a venda de quadrinhos próprios, para incentivar a produção autoral no estado, mas ilustradores e colecionadores também podem solicitar mesas para vender seus acervos.

Exposição em homenagem ao Flama – Seleção de imagens reunidas por Lancelott Martins na ocasião do falecimento de Deodato Borges, autor de As Aventuras do Flama, pai de Mike Deodato Jr. e figura de extrema importância para o incentivo do desenvolvimento das histórias em quadrinhos na Paraíba, principalmente dentro da imprensa. As obras foram produzidas por fãs do quadrinista, para prestar homenagem ao autor, falecido em 2014, e ao personagem, sendo selecionadas algumas delas para a exposição durante a Semana do Quadrinho Nacional. Abertura em 25 de janeiro, às 19h, na Galeria Novos Artistas, mezanino 2 do Espaço Cultural.

Estrogênio na Gibiteca - Encontro de mulheres interessadas em fazer ou consumir quadrinhos, videogames, ficção especulativa, RPG, entre outros. Espaço aberto para interação e trocas que geralmente não acontecem em outros ambientes, em geral de maioria masculina. Sexta-feira, 29 de janeiro, às 19h, na Gibiteca Henfil, submezanino 2.

Quadrinhos & Ação - Inspirado no jogo clássico de desenho e adivinhação, serão formadas equipes que irão disputar entre si, utilizando apenas histórias com um ou mais quadros para descrever a ação, não podendo escrever letras, números, fazer gestos ou mímicas. A diferença para o jogo tradicional é que ao invés de um único desenho, deve ser produzida dentro do tempo uma história em quadrinhos. Contudo, mais importante do que saber desenhar é conseguir passar a mensagem para o grupo adivinhar dentro do tempo estipulado. Sábado, 30 de janeiro, das 14h às 16h, em frente à Gibiteca Henfil, submezanino 2.

Oficina de fanzine, com Paloma Diniz - O fanzine é uma revista produzida de forma amadora, muito utilizada na divulgação de quadrinhos independentes, mas comum também em publicações voltadas para a música, literatura e outros. Pode ser feito a partir de processos simples, como colagens e xérox até outros mais sofisticados, como softwares de diagramação e serigrafias. Paloma Diniz é formada em Educação Artística pela UFPB. Leciona desenho clássico e técnicas básicas de narrativa gráfica e é arte-finalista para o mercado de quadrinhos. É diretora da editora Marca de Fantasia e participa do Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos do Mestrado em Comunicação da UFPB.


Oficina de fanzine com Paloma Diniz; à esquerda, a quadrinista Rejane Alves

Oficina de quadrinhos para crianças, com Igor Tadeu - A oficina abordará os preceitos básicos da construção de uma história em quadrinhos de forma prática e atrativa para as crianças. Igor Tadeu atua desde 2005 como ilustrador, mesmo ano em que começou a produção de tiras e quadrinhos. Com o Coletivo WC, além de webcomics, publicou tiras no jornal A União e as revistas Sanitário. Ainda publicou duas revistas solo de forma independente: One Hit Wonders (2012) e Uma História em cada Garrafa (2013), bem recebidas pela crítica especializada.
(A partir de release)

 

 

 

 

 


Chamada para as oficinas
de Igor Tadeu e Paloma Diniz


Feira de quadrinhos


Estrogênio na Gibiteca

 

 

 

    Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos