O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: memorialhqpb@gmail.com
Tel: (83) 998.499.672

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

Fevereiro de 2017
   Evento

Espaço HQ mostra como viver de quadrinhos na Paraíba

Momento de troca de experiências e interação entre profissionais e consumidores de quadrinhos, o projeto Espaço HQ promoveu sábado, 28 de janeiro de 2017, o bate-papo “Viver de quadrinhos na Paraíba”, com os quadrinistas paraibanos Shiko, Alzir Alves, Megaron Xavier e Paloma Diniz, que compartilharam com o público suas experiências em trabalhar com histórias em quadrinhos no Estado. Além dessa conversa, também aconteceu mais uma Feira de Quadrinhos e a campanha de arrecadação de gibis para a Escola Municipal Cônego João de Deus. O encontro, franqueado ao público, das 15h às 18h na Gibiteca Henfil, submezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego.


Bate-papo com Alzir Alves, Paloma Diniz, Megaron Xavier e Shiko, mediado por Thaïs Gualberto

Desenvolvido pela Funesc, o projeto Espaço HQ realiza regularmente atividades voltadas a esse segmento de produção, como oficinas, laboratórios, discussões, palestras e vivência entre profissionais e amadores da área. A primeira ação do projeto ocorreu em outubro de 2014 com o Laboratório de Quadrinhos, ministrado por Thaïs Gualberto. Desde então, novas edições aconteceram regularmente, passando a fazer parte da agenda permanente da Funesc.

A edição atual do evento abre a temporada 2017, que se estende até dezembro com atividades mensais. A ideia é reunir interessados no tema para um momento de interação, além de convidá-los a frequentar as atividades de HQ da Funesc, que tem fornecido espaço para a divulgação e comercialização do trabalho autoral de quadrinistas locais.

Além do bate-papo, a “Feira de quadrinhos” disponibilizou mesas para a venda ou troca de quadrinhos autorais, exemplares da própria coleção e outros itens relacionados, como ilustrações, estatuetas, camisas, adesivos, com preferência à venda de HQs próprias; já a campanha de doação de gibis à biblioteca Ariano Suassuna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego João de Deus foi iniciada na última edição do Espaço HQ, realizado em dezembro passado, e se encerrou nesta edição do evento.

H. Magalhães, sobre circular de impensa

Quadrinistas paraibanos em destaque

Alzir Alves é curitibano, formado em Publicidade e Propaganda e CEO da Rascunho Studio, empresa fundada em 2007 especializada em agenciamento de artistas para o mercado nacional e internacional; em 2010 ingressou na área de ensino de arte e cultura em João Pessoa. Em 2014, em parceria com o Comiconat, atuam lado a lado representando artistas para várias editoras americanas como Valiant, IDW, Dreamworks, Dark Horse, Avatar Press, Top Cow, Silver Fox Comics, DC Comics, Marvel Comics entre outras. A trajetória profissional de Alzir começou em 2006 com o storyboard do longa-metragem brasileiro O sonho de Inacim: o aprendiz do padre Rolim. Em 2007, firmou sua carreira como agente e colorista digital, atualmente trabalha no título Geeks da editora australiana Silver Fox e em 2016 foi indicado ao prêmio HQMIX na categoria colorista de quadrinhos, onde ficou entre os 10 melhores do Brasil na indicação.

Megaron Xavier é Paraibano de João Pessoa, graduado em Rádio e TV pela UFPB. Trabalhou com audiovisual em projetos sociais e de formação profissional pelo estado, mas apesar da formação acadêmica, sua paixão é o desenho. Autodidata, trabalha na área de ilustração editorial e quadrinhos para o público infantil. Publica quadrinhos de forma independente na Web desde 2013 na fanpage Cotidiano Fantástico. Ilustrou o livro A História que Dormiu, da autora paraibana Norma Alvez; foi quadrinista do livro José Lins do Rego em Quadrinhos, com texto de Iranilson Buriti; do livro Ariano Suassuna em Quadrinhos, com texto de Bruno Gaudêncio; e recentemente do livro Jackson do Pandeiro em Quadrinhos, com texto de Fernando Moura. Agora, em dupla com seu irmão e também desenhista Raoni Xavier, tem o projeto de lançar quadrinhos independentes sob a alcunha de “Xavierez”.

Paloma Diniz tem formação em Licenciatura em Artes Visuais pela UFPB, é especialista em desenho artístico, em animação e computação gráfica com modelagem digital. Trabalhou como arte-finalista de HQs no mercado internacional, produz quadrinhos independentes e fanzines. Atualmente, trabalha na produção de HQs para o mercado de quadrinhos brasileiro em todas as etapas, bem como é desenhista de capas de revistas, estampas de camisas e ilustração em geral. É membro do Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos da UFPB. Sob a presidência do professor Henrique Magalhães, é diretora da Associação Marca de Fantasia.

Shiko nasceu em Sousa, no Sertão paraibano, é ilustrador, grafiteiro, diretor de curta-metragem e autor de quadrinhos. Sua arte foi exposta em Portugal, Itália, Holanda, França e Brasil. Como autor de quadrinhos produziu Marginal Zine, Blue Note, O Quinze – adaptação do romance de Rachel de Queiroz –, entre outros. Em 2013 participou do projeto Graphic MSP com a HQ Piteco: Ingá e também lançou O azul indiferente do céu, pelos quais recebeu os prêmios Angelo Agostini e HQ Mix de melhor desenhista, além do HQ Mix de melhor álbum de “Terror-Aventura-Ficção”. Em 2014 lançou o quadrinho erótico Talvez seja mentira e no ano seguinte, pela Editora Mino, Lavagem, uma HQ de terror passada nos mangues paraibanos. Entre suas últimas publicações estão duas edições de A boca quente, uma história de carros, crime, violência, sexo, vício, prostituição e decadência. (Foto: Rafael Roncato)

  
  
Em sentido horário, artes de Alzir Alves, Megaron Xavier, Paloma Diniz e Shiko
    Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos