Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

Outubro de 2014

   Livros

A incrível história dos quadrinhos

Em 1983 concluí o curso de Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba – o primeiro que cursara, de Arquitetura e Urbanismo, ficaria incompleto. Como trabalho final, decidi fazer uma monografia e o tema não poderia ser outro que a história das histórias em quadrinhos da Paraíba.

Apesar de toda a repressão política, falta de liberdade de imprensa, repressão aos movimentos sociais, vivíamos desde 1973 uma década de euforia para os quadrinhos paraibanos, com a implantação do sistema offset nos jornais diários O Norte e A União e a criação dos suplementos dominicais O Norte em Quadrinhos e O Pirralho, encartados nesses jornais. Uma geração de quadrinistas se formou com a abertura de espaço para publicação nos suplementos, capitaneados por Deodato Borges e Antônio Barreto Neto.

Até então não havia registros sobre a criação e o desenvolvimento dessa arte na Paraíba. O propósito da monografia foi pesquisar a origem de nossos quadrinhos e documentar o surgimento de uma legião de personagens pelas mãos de garotos que se encantavam com esse universo mágico, agora não apenas no papel de leitores, mas também de criadores.

A investigação levava a Deodato Borges, que em 1963 criara em Campina Grande o Flama, personagem de sua rádio novela inspirado em Jerônimo, o herói do Sertão. Este marco inicial foi seguido por Luzardo Alves e Anco Márcio, que criaram em 1971 a escandalosa Bat-Madame para o jornal alternativo Edição Extra, da capital. O resto é uma história rica de ideias e traços com inúmeros personagens, dos quais a maioria se perdeu no tempo, mas alguns permanecem vivos até hoje, como Velta, de Emir Ribeiro e Maria de Henrique Magalhães.

A monografia transformou-se em livro em 1983, lançado por um "pool" de editoras: Acácia, Sancho Pança e Marca de Fantasia. Na verdade o livro saiu graças ao esforço colaborativo do jornalista e professor Alarico Correia Neto, de Marcos Nicolau e do próprio autor, que estavam por trás dos fictícios selos editoriais. Esta edição em fac-símile recupera uma obra pioneira e há muito esgotada, que serve de registro da efervescência das duas primeiras décadas dos quadrinhos paraibanos.
H. Magalhães

A incrível história dos quadrinhos
Henrique Magalhães
João Pessoa: Acácia, Sancho Pança, Marca de Fantasia, 1983, 84p. 12x20,5cm.

Edição em fac-símile

 

 

 

    Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos