Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

Dezembro de 2014

   Revistas



Óxên 1

“O primeiro (e espero que não seja o último) número de uma revista minha.
Espero que você leitor goste, pois garanto que os próximos números virão melhores.

São personagens de nosso dia a dia que eu criei, são pessoas como nós, que enfrentam situações que nós também enfrentamos para o bem estar da sociedade”.

Com esta singela apresentação Cristovam Tadeu lançou em 1978 o número 1 de sua revista Óxên, impressa no rudimentar processo do estêncil a álcool. Até o final dos anos 1970 ainda era comum esse tipo de reprodução nas escolas, era a forma mais prática e barata de se fazer cópias, mesmo que a qualidade não ficasse tão boa. Um dos problemas era que com o tempo a cópia ia desaparecendo, pois o álcool e o carbono não garantiam perenidade na impressão.

Esse exemplar digital da revista Óxên sofre com esse processo. De algum modo tentei recuperar as páginas quase ilegíveis, por vezes com sobreposição de impressão, já que o álcool fazia a impressão de uma página vazar para a outra, prejudicando a leitura.

A Óxên n.1 foi a primeira exposição dos quadrinhos de Cristovam Tadeu em revista, trazendo já personagens bem caracterizados no traço e no humor político, dentro do espírito contestador da época.

Henrique Magalhães

Óxên 1
Cristovam Tadeu
Paraíba, 1978. 20p. 14,5x21,5cm.

Baixe aqui a revista em pdf: Óxên 1

 

 

 

 

 

 

 


Personagens de Cristóvam Tadeu

    Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos