Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

Janeiro de 2015

   Publicações

Quadrinhos da Paraíba
30 anos de história

Os quadrinhos paraibanos comemoram três décadas com uma edição especial requintada, provavelmente patrocinada pelo jornal A União, ligado ao governo do estado. Não há elementos que precisem a produção e a data da edição, mas podemos afirmar que a revista foi lançada em 1993 como edição comemorativa, como se deduz pelo subtítulo da publicação. Trata-se da atualização do primeiro documento lançado em livro sobre os quadrinhos paraibanos, A incrível história em quadrinhos, de Henrique Magalhães, editado quando da passagem dos 20 anos de produção.

Apesar de o texto de Quadrinhos da Paraíba estar muito calcado em seu antecessor, apresenta um relevante aspecto visual com a reprodução dos quadrinhos dos mais representativos quadrinistas até o momento, a exemplo de Deodato Borges e Deodato Filho, Emir Ribeiro, Cristovam Tadeu, Tônio & Tenório, Assis Valle e H. Magalhães. Destaque-se a republicação de uma das HQ do Flama, personagem inaugural dos quadrinhos paraibanos, fazendo um resgate histórico fundamental para a memória dos quadrinhos do estado.

A seguir reproduzimos a apresentação da revista, que esclarece um pouco mais sobre a edição. H. Magalhães

O celeiro paraibano

A Paraíba da seca e da viola também faz quadrinhos. Com uma teimosia característica dos nordestinos, desenhistas, roteiristas se uniram para fazer desse Estado um celeiro de grandes valores que já desembocam no cenário mundial.

Deodato Borges – pai e filho – Cristovam Tadeu, Emir Ribeiro, Tônio & Tenório, Henrique Magalhães e Assis Valle, são alguns dos nomes que pontificam na linha de frente da HQ paraibana, cada um a seu estilo, cada um com seu traço e sua temática característicos.

A história dos quadrinhos da Paraíba não é uma história fácil, mas pode ter um final feliz. O poder público, através dos órgãos culturais, tem sido o grande mecenas dessa aventura que sai das páginas, ganha corpo e vida em cada novo personagem que entra nas HQ.

Esse trabalho é uma pequena mostra do que a Paraíba produz na área de quadrinhos. Diversão e talento juntos para mostrar que a nossa história está apenas começando.

Da revista “As Aventuras do Flama”, publicada, em 1963, em Campina Grande, com textos e desenhos de Deodato Borges, até o “Miracleman”, de Alan Moore e Deodato Filho, já se vão trinta anos.

E ainda temos muita HQ pela frente.

Quadrinhos da Paraíba: 30 anos de história
Editor: Juca Pontes
Redação: Marcos Tavares e Marcos Tenório
Paraíba, 1993 (presumível), 60p. 21x27cm.

Facsimile em pdf: Quadrinhos da Paraíba

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Caricatura de Deodato Borges,
por Deodato Filho

    Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos