Autores


Archidy Picado Filho em uma de suas exposições de artes plásticas

Archidy Picado Filho

 

Henrique Magalhães
5/12/2023

Achidy Picado Filho nasceu em João Pessoa, PB, em 1961. Filho e neto de artistas, desde cedo se dedicou às Artes Plásticas, à Música e à Literatura. Iniciou sua carreira artística aos 14 anos, como desenhista de histórias em quadrinhos, posteriormente dedicando-se às artes visuais de modo geral. Ministrou cursos de Iniciação ao Desenho Artístico e ganhou prêmios em salões e concursos. Apaixonado pela Arte em suas várias expressões, no fim dos anos 1970 realizou experiências com animação em bitola Super-8. Esteve entre os da primeira equipe de trabalho da TV Paraíba, afiliada à Rede Globo, na cidade de Campina Grande (PB).

Além de também ser músico compositor arranjador – tendo participado de vários CDs e shows – Archidy tem vários livros de contos, romances e comentários publicados, além de ser articulista e poeta colaborador em sites literários e de arte em. Foi Coordenador de Literatura e Memória Cultural da Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc.

Nos quadrinhos, Archidy começou publicando tiras no suplemento O Pirralho, do jornal oficial do estado da Paraíba, A União. Eram tiras soltas, sem personagem nem série fixas, mas que traduziam a visão de mundo do jovem artista. Em 1997 passou a publicar a série Escola de ladrões, no jornal O Norte, de João Pessoa, mas não produziu mais que três dezenas de tiras. Nessa série, Archidy aborda os bastidores do mundo do crime, numa sátira aos conflitos éticos e sociais.



   
Várias expressões da arte de Archidy Picado Filho

      Index - Autores - Edito - Eventos - Grupos - História - Personagens - Publicações
O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba
é um projeto da Associação Marca de Fantasia
Direção: Henrique Magalhães
Contato: memorialhqpb@gmail.com
Tel: (83) 998.499.672
Equipe editorial: Henrique Magalhães, Paloma Diniz
Cobaloradores: Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)
Criou-se em julho de 2013 como Projeto de Extensão do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba.
Janeiro de 2024