Autores


Henrique Magalhães finalizando uma das tiras de "Maria". Foto: Nathalie Bernardo da Câmara

Henrique Magalhães

 

H. Magalhães
16/12/2023

Henrique Magalhães é natural de João Pessoa, PB, nasceu em 1957. Formado em Jornalismo pela UFPB, fez Mestrado na Universidade de São Paulo e Doutorado na Université Paris 7; em ambos pesquisou sobre os fanzines brasileiros e o modo de produção dessas publicações amadoras tanto no Brasil quanto em Portugal e França. Ensinou nos Cursos de Comunicação Social, Comunicação em Mídias Digitais e no Mestrado em Comunicação, todos na UFPB. O trabalho de conclusão de curso da graduação resultou em 1983 no livro “A incrível história dos quadrinhos: 20 anos de quadrinhos da Paraíba”, primeiro estudo sobre os quadrinhos no estado. Já a dissertação de Mestrado gerou em 1993 o livro “O que é fanzine”, pela editora Brasiliense, trabalho pioneiro sobre os fanzines no país.

Em 1975, criou a personagem de quadrinhos “Maria”, que foi publicada por anos em tiras diárias nos jornais paraibanos, em fanzines e em semanários portugueses. Sua primeira aventura editorial veio com a publicação de revistas de sua personagem ainda na década de 1970. Na década seguinte, embalado pela pesquisa sobre fanzines, editou o fanzine “Marca de Fantasia”, que viria nomear sua editora na década seguinte.

Em 1990, por meio de projeto de extensão acadêmica, criou a Gibiteca Henfil, disponibilizando ao público seu acervo de quadrinhos e fanzines. A Gibiteca Henfil segue em atividade na Fundação Espaço Cultural da Paraíba, promovendo o estímulo à leitura, organizando eventos e estimulando a criação.

   
Álbuns de "Maria" pela Marca de Fantasia e Polvo, livro sobre fanzines com pesquisa atualizada

A editora Marca de Fantasia nasceu em 1995 para dar visibilidade aos autores novos e veteranos, com ênfase nos quadrinhos experimentais, poéticos e humorísticos. Caracterizada como editora independente, atua fora do mercado e se propõe a divulgar e registrar a produção amadora de quadrinhos, bem como as pesquisas acadêmicas que tratem do tema e afins.
Henrique Magalhães é também responsável pelo Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba, cujo objetivo é o resgate das obras dos autores do estado e a criação de um banco de dados para o registro histórico e fomento à pesquisa.

Irremediavelmente, continua a produção de sua personagem “Maria”, que fará 50 anos de criação em 2025. “Maria” circula nas redes sociais, em sua revista “Maria Magazine” e em álbuns editados pela Marca de Fantasia. A personagem também ganhou o público português. Pela editora Polvo, tem três álbuns editados em Portugal, onde já foi contemplada com o prêmio de melhor livro de humor no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.


  Tiras de "Maria", de Henrique Magalhães

      Index - Autores - Edito - Eventos - Grupos - História - Personagens - Publicações
O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba
é um projeto da Associação Marca de Fantasia
Direção: Henrique Magalhães
Contato: memorialhqpb@gmail.com
Tel: (83) 998.499.672
Equipe editorial: Henrique Magalhães, Paloma Diniz
Cobaloradores: Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)
Criou-se em julho de 2013 como Projeto de Extensão do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba.
Janeiro de 2024