Autores


A multiartista Paloma Diniz

Paloma Diniz

 

Henrique Magalhães
18/12/2023

Paloma Diniz nasceu em Patos, Paraíba, mas mora e atua na capital, João Pessoa. Em 2006 concluiu o Curso de Educação Artística na Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes do Vídeo e desenho em geral, nas técnicas grafite, lápis de cor, aquarela, nanquim com bico de pena, nanquim aguada, giz pastel seco, giz pastel oleoso, giz de cera, têmpera guache, acrílica, todas sobre papel. É conhecedora do desenho decorativo, geométrico e desenho naturativo orgânico.

Fez prática instrumental em instrumentos de sopro (clarineta em si bemol, flauta sopranino barroca). Afastou-se da música para dedicar-se à produção no cinema de animação analógico, animação 2D e animação com modelagem 3D. Trabalhou com maquetes eletrônicas edificadas no AutoCAD em 3D com especialidade em interior de ambientes e desenvolvimento de móveis, experiência adquirida entre 2008 e 2011, na agência Sob Medida Oficina de Projetos Ltda. Participou do Estúdio Made in PB, onde lecionou desenho clássico e técnicas básicas de narrativa gráfica. De 2012 a 2015 foi arte finalista de HQs no mercado internacional agenciada pela Space Goat Productions LLC.

Paloma participou do Grupo de Pesquisa em Humor, Quadrinhos e Games do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, coordenado pelo Professor Henrique Magalhães, produziu artigos e resenhas, ilustrou capas da revista Imaginário!, editada pelo grupo de pesquisa. Em 2013 lecionou técnicas de História em Quadrinhos no Projeto de extensão “Calango”, ligado ao Mestrado em Comunicação.

No campo da produção de quadrinhos, Paloma criou a revista eletrônica Blue Hair, em parceria com Alberto Pessoa e Isaac Brito, na qual fez colorização, textos e balões. A revista foi editada pela editora independente República dos Quadrinhos, de Natal e pelo Estúdio Made in PB, de João Pessoa.

   
Revista Blue Hair e o álbum Deleite - no fio da lâmina

Juntamente com Mike Deodato, Paloma Diniz desenvolve parceria e se auxiliam artisticamente em atividades mercadológicas de artes e quadrinhos. Em 2020 lançou o álbum “Deleite - no fio da lâmina”, com HQ erótica em que demonstra firmeza e excelência de seu traço limpo e delicado.

Com Henrique Magalhães, dirige a Associação Cultural Marca de Fantasia, cujo trabalho de mais evidência é a editora Marca de Fantasia.  Paloma Diniz é membro do Grupo Tertúlia de debates, estudos e ações socioculturais e educacionais com História em Quadrinhos na Gibiteca Henfil, sediada na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.

Sobre as publicações de Paloma Diniz:

Blue Hair
Deleite - no fio da lâmina

Contatos:
Email: palomanndiniz@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/palomanndiniz/

      Index - Autores - Edito - Eventos - Grupos - História - Personagens - Publicações
O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba
é um projeto da Associação Marca de Fantasia
Direção: Henrique Magalhães
Contato: memorialhqpb@gmail.com
Tel: (83) 998.499.672
Equipe editorial: Henrique Magalhães, Paloma Diniz
Cobaloradores: Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)
Criou-se em julho de 2013 como Projeto de Extensão do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba.
Janeiro de 2024