Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

   Autores

Régis Soares


Desenho de Régis Soares, por Tônio

Régis Soares e a charge na rua

Um fato aparentemente prosaico levou à afirmação de uma carreira que é uma unanimidade para os moradores de João Pessoa. Na rua Etelvina Macêdo de Mendonça, no bairro da Torre, em João Pessoa, encontra-se uma das mais representativas expressões de nosso humor gráfico, a “charge na rua”, de Régis Soares. Tudo começou com um protesto bem humorado: em 1986 um buraco em frente à casa do artista atormentava toda a vizinhança, como era época de campanha eleitoral ele colocou uma charge em um pequeno painel na calçada cobrando das autoridades a solução. Com isso, criou seu próprio veículo de comunicação, que é produzido até hoje.

Segundo Régis, em um dos primeiros painéis havia um homem dentro da lama segurando uma plaquinha que dizia “Assim não voto”. A charge fez tanto sucesso que a iniciativa ganhou fama na cidade, suplantando, mesmo, sua atuação na imprensa. Régis Soares, ou Reginaldo Soares Coutinho, em 2013 fez 52 anos e há 27 anos divulga semanalmente sua crítica aos fatos políticos da Paraíba, do Brasil e do mundo, além da crônica futebolística.

A morosidade do poder público em resolver os problemas da cidade contribuiu para a consolidação do trabalho de Régis. Durante quatro anos reclamando humoradamente do descaso, os transeuntes se acostumaram com as charges do artista, atentos à esperada solução. Quando a prefeitura resolveu o problema, Régis parou de expor sua arte, mas as pessoas passaram a cobrar que continuasse. Desse modo surgiu o projeto Charges na Rua, traduzindo as inquietações dos cidadãos, como um porta-voz do senso comum.

Sua atividade crítica, no entanto, não foi de todo pacífica. Se para a população as charges serviam de catarse, de uma revanche bem humorada, para os políticos, alvo principal do chargista, foi motivo para perseguições e ameaças. Não foram poucas as vezes que tentaram tirar sua placa da calçada com alegações normativas, mas Régis resistiu a todas as represálias, contando com a cumplicidade da população e o apoio da imprensa.

Régis Soares e sua obra já foram tema de dissertação de Mestrado, de documentários e reportagens, já virou nome de biblioteca e teve vários livros publicados. Régis já fez mais de mil charges na rua, provocando os poderosos e garantindo ao público motivos para muitas gargalhadas.

Henrique Magalhães

 


As Charges na Rua, de Régis Soares

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A política é o principal foco das charges
de Régis Soares

 

     Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos