Autores



Thaïs Gualberto diz e faz

Thaïs Gualberto

 

Henrique Magalhães
24/12/2023

Em 2009 Thaïs Gualberto se lançou nos quadrinhos com Olga, a sexóloga taradóloga, personagem de tiras humorísticas e filosóficas que retratam o quotidiano da autora e do mundo em sua volta. Com o tempo, Thaïs foi diversificando as figuras caricaturais e espontâneas, com um traço que já caracteriza sua arte. Em 2010 formou-se em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande. Ao voltar a João Pessoa, onde nasceu, articulou-se com outros jovens quadrinistas e criou o Coletivo WC (de web comics), para publicar seus trabalhos na internet.

Com o coletivo lançou em 2012 a primeira edição da revista Sanitário, materializando o trabalho criado para o meio virtual; um ano depois saiu o segundo número da revista, que deu boa visibilidade ao grupo não só no estado, mas no meio independente nacional. Essa segunda edição marcou também o término do coletivo, proporcionando voo individual a vários de seus membros.

Outra atividade importante na carreira de Thaïs foi a criação em 2012 do projeto Inverna, com as quadrinistas Paula Mastroberti, Lila Cruz, Juliana Dalla e Daniela Beleze Karasawa, com o objetivo de fazer uma publicação anual para apresentar as quadrinistas atuantes no Brasil. Nesse campo, também foi colaboradora do grupo Lady’s Comics.

Em maio de 2014 Thaïs apresentou na galeria da Aliança Francesa de João Pessoa a exposição Lugar de mulher é no tanque e onde mais ela quiser, em que pôde mostrar toda a dimensão de sua arte. Publicou tiras no jornal oficial paraibano A União; em 2016 estreou no jornal Folha de S.Paulo, ocupando o espaço deixado por Angeli. Em 2015 lançou o livro Olga, a sexóloga em edição independente. Continua produzindo e publicando tiras e cartuns em seu site www.kisuki.me.

Thaïs foi fundamental para a retomada da Gibiteca Henfil no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Como chefe de Núcleo de Quadrinhos dessa instituição do estado, dirigiu a Gibiteca Henfil, deu aulas de quadrinhos e edição, bem como idealizou o “Quadrinhos Intuados”, importante evento agregador dos quadrinistas da região.

Leia mais

De grão em grão: quadrinhos guerreiros de Thaïs Gualberto
https://kisuki.me
Olga, a sexóloga (personagem)
Olga, a sexóloga, vol. 1
Olga, a sexóloga: feminismo e sexo sem papas na língua - por Naíza Alves



Olga, a sexóloga, personagem de Thaïs Gualberto (kisuki)

      Index - Autores - Edito - Eventos - Grupos - História - Personagens - Publicaç
O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba
é um projeto da Associação Marca de Fantasia
Direção: Henrique Magalhães
Contato: memorialhqpb@gmail.com
Tel: (83) 998.499.672
Equipe editorial: Henrique Magalhães, Paloma Diniz
Cobaloradores: Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)
Criou-se em julho de 2013 como Projeto de Extensão do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba.
Janeiro de 2024