Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos  

O Memorial da História em Quadrinhos da Paraíba é um projeto de extensão e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba

Edição:
Henrique Magalhães

Contato: henriquemais@gmail.com

Equipe editorial:
Paloma Diniz

Cobaloradores:
Cristovam Tadeu (detalhe de ilustração para o cabeçalho)

Criou-se em julho de 2013, com fluxo contínuo de atualizações.

Junho de 2015

   Evento

Thaïs Gualberto apresenta os quadrinistas

Espaço HQ promove oficinas e encontros

Uma das iniciativas mais importantes para os quadrinhos paraibanos tem vez desde outubro de 2014, quando a Funesc (Fundação Espaço Cultural da Paraíba) criou o projeto Espaço HQ, para a promoção de eventos periódicos e atividades voltadas a esse segmento de produção. São realizadas oficinas, laboratórios, discussões, palestras e vivência entre profissionais e amadores da área. A primeira ação do projeto foi o Laboratório de Quadrinhos, ministrado por Thaïs Gualberto, também coordenadora do projeto. Desde então, novas edições aconteceram, passando a fazer parte da agenda mensal da Funesc. Em 2015 já ocorreram quatro encontros entre março e junho, estendendo as atividades a Campina Grande.

Os cursos e oficinas realizadas pelo projeto são fundamentais para o estímulo e a formação de novos quadrinistas, na maioria jovens que buscam concretizar o sonho de dar vida a suas próprias histórias. Essa é a semente de novas gerações que atuarão nos quadrinhos paraibanos e, quem sabe, nacionais e internacionais. Na falta de espaço na imprensa local para a experimentação dos quadrinistas novatos, como ocorreu na década de 1970 com a criação dos suplementos dominicais O Norte em Quadrinhos e O Pirralho, do extinto jornal O Norte e A União, essas oficinas cumprem o papel de agrupar essa pirralhada dando-lhe orientação e apoio.

O ponto mais reflexivo e emotivo do projeto fica com os encontros com os quadrinistas confirmados por anos de trabalho e luta para fazer valer sua obra. A exposição da experiência de vida de autores como Luzardo Alves - um dos primeiros quadrinistas paraibanos -, Cristovam Tadeu e Mike Deodato é um regalo imensurável para todos os que fazem e apreciam os quadrinhos da terra, que podem compartilhar com esses mestres, entre outros que já passaram pelo projeto os percalços e prazeres da construção de sua história. Essa memória, sem dúvida, ficará registrada além de sua própria obra.

Em junho, o projeto Espaço HQ ofereceu a oficina de Desenho Básico, ministrada pelo experiente ilustrador Izaac Brito. A oficina ocorreu no dia 13, sábado, das 9h às 16h. No domingo realizou-se a mesa redonda “Primórdios do quadrinho paraibano”, reunindo nomes de peso como Cristovam Tadeu, Luzardo Alves e Mike Deodato. O encontro aconteceu das 16h às 18h, no auditório 1 do Espaço Cultural. Para Thaïs Gualberto, “a ideia é reunir pessoas que fizeram história dentro do quadrinho paraibano falando um pouco sobre como foi o início da produção no estado.

Essa será também uma forma de reconhecer o trabalho dos mestres do quadrinho da Paraíba”.
Para a equipe do projeto, "o objetivo da ação é oferecer formação a interessados em produzir histórias em quadrinhos, além de apresentar os precursores dos quadrinhos na Paraíba e reconhecer o trabalho de quem, direta ou indiretamente, abriu espaço para os demais profissionais da área no Estado. O encontro também pretende possibilitar a interação entre quadrinistas, aspirantes e público, bem como fomentar essa cadeia produtiva na Paraíba".

Os quadrinistas

Mike Deodato - Tornou-se quadrinista influenciado pelo seu pai, Deodato Borges, que lhe ensinou a desenhar e foi quem lhe apresentou primeiramente os trabalhos dos mestres Will Eisner, Burne Hogarth e outros. Seu pai era jornalista, radialista, roteirista além de quadrinista, criador do personagem "Flama" nos idos de 1963. Surgido nas novelas de rádio, o personagem foi um dos primeiros a aparecer em revistas em quadrinhos publicadas no Nordeste brasileiro.

Deodato começou a colaborar com o mercado dos EUA no início da década de 1990. Seu nome - assinava Mike Deodato Jr., ainda para lembrar do pai - ficou conhecido quando virou desenhista regular da HQ da Mulher-Maravilha. Na segunda metade dos anos 1990, Deodato começou a ser chamado para tudo: Vingadores, Hulk, Glory, Lady Death, Ultraforce, Batman. No início dos anos 2000, Deodato entrou em nova fase. Com desenhos mais realistas, em alto contraste, usando de referência fotos suas ou de atores de Hollywood, o desenhista teve fases elogiadas com Hulk - uma capa sua foi até copiada na divulgação do filme - e Homem-Aranha, na qual Tommy Lee Jones emprestou o rosto a Norman Osborn.

Exclusivo da Marvel Comics há mais de dez anos, Deodato até já ganhou uma homenagem montada pela editora: o livrão de capa dura The Marvel Art of Mike Deodato reuniu mais de 200 páginas sobre sua carreira. Com a tranquilidade da reputação que tem pelo mundo, Deodato está começando a alçar outros voos. Um deles é A Arte Cartum de Mike Deodato, livro que reúne tiras num estilo totalmente distinto a que os leitores estão acostumados - e no qual ele pode mostrar seu bom humor. O livro surgiu de um projeto de crowdfunding financiado em menos de 48 horas pelos fãs.

Izaac Brito - Formado em marketing e propaganda pela Facinter (2009), atualmente estuda Comunicação em Mídias Digitais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trabalha com criação de personagens desde 2008 com as seguintes técnicas: Modelagem em Clay (escultura em massa utilizada em produção de personagens para cinema e animação 3D), desenho vetorial (Adobe Illustrator e Corel Draw), pintura digital (Adobe Photoshop, Painter, Gimp, Arte rage), diagramação (In Design), animação vetorial (Adobe Flash) e técnicas artísticas e mistas (nanquim, aquarela, lápis de cor). É professor desde 2006 e ministra cursos de desenho, história em quadrinhos e modelagem artística. Dentre suas áreas de interesse, destaca: ilustração, escultura e animação.

Cristovam Tadeu - Um dos mais atuantes atores e humoristas da Paraíba, conhecido por sua atuação em teatro e TV é, também, um dos principais chargistas do estado. No ramo da charge política trabalhou em todos os jornais locais durante 18 anos e nos quadrinhos, seu personagem principal, Bartolo, o bebum, ganhou, além de publicações locais, espaços na mídia alternativa de São Paulo através das revistas Quadreca (editada por alunos da USP), do jornal de bairro Limão News e no primeiro site de humor do Brasil, Humortadela (http://www.humortadela.com.br/). Também foi convidado para expor suas tiras no Cartoon Club em Rimini, Itália, em 2004. Atualmente Bartolo é publicado no jornal A União.

Luzardo Alves Sua trajetória começou na década de 1960, quando deixou a Paraíba para radicar-se no Rio de Janeiro, onde foi trabalhar na revista O Cruzeiro - a mais importante do país naquela época. Marcou presença ao lado de Henfil, Millôr Fernandes, Péricles, Carlos Estevão, Juarez Machado, Nilson, Redi, Ciça, Daniel Azulay, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna, enfim, o sumo do humor gráfico brasileiro. Além de publicar em O Cruzeiro, participou da Revista do Rádio e dos jornais Correio da Manhã e O Dia.
De volta à Paraíba, Luzardo articulou com os jornalistas locais a fundação do jornal alternativo Edição Extra, em 1971, seguindo a linha de O Pasquim. Na mesma época criou, ao lado de Anco Márcio, a personagem Bat-Madame, que fazia uma sátira de Batman e dos costumes da região. Publicou suas charges e cartuns nos jornais diários do estado, criando novos personagens. Também editava a Charge da Semana, com destaque para a personagem Pataconho.
Perfis elaborados pela organização do projeto.

H. Magalhães

 


Thaïs Gualberdo, Mike Deodato, Luzardo Alves e Cristovam Tadeu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    Index - Edito - História - Autores - Personagens - Publicações - Grupos - Eventos